O Museu da Música da cidade de Mariana

Ramon Cotta 

“Moço, onde fica o Museu da Música?” perguntei ao um senhor que estava em uma das praças da cidade de Mariana. Ele olhou com uma cara assustada, pensou e disse: “Museu da Música? É subindo essa rua, eu acho’’. Agradeci e segui em direção ao caminho que ele indicou. Não encontrei nada. Procurei por mais informações, mas ninguém sabia onde ficava o tal museu. Fui atrás então da ajuda de um guia turístico, que me explicou o endereço exato.
Talvez poucos saibam, mas a cidade possui um Museu da Música, criado na década de 1960 pelo Arcebispo Dom Oscar de Oliveira, com o intuito de resguardar documentos musicais ligados a história da região. A importância do acervo do “Museu da Música da Arquidiocese Mariana” é tão grande que, em 2012, foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).


Dom Oscar deu início ao tratamento de documentos musicais depositados no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, com apoio dos músicos da região. O Museu foi oficialmente inaugurado apenas em 6 de julho de 1973, e cada vez mais foram incorporados ao acervo impressos musicais vindos de cerca de trinta cidades mineiras.
Vítor Gomes, mediador do Museu, destaca que este tem um papel na guarda de documentos exclusivamente musicais, algo ímpar para Mariana. ’’A música tem muito a ver com o contexto social, pois conseguimos saber muito do passado através de um lastro desses documentos’’, conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *