Iniciativa: Conheça o blog Gota D’água

Fábio Brito

O que começou como um trabalho acadêmico passou, com o tempo, a ser uma ferramenta para a comunidade colocar a boca no trombone. Para expor os constantes problemas relacionados à água em Mariana, um grupo de estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), desenvolveu o blog Gota D’água.

Falta de saneamento, abastecimento e a polêmica do direito de pagar ou não a água são alguns dos problemas que o blog traz à tona. A situação, que ocorre há aproximadamente quatro anos, ganhou maiores proporções em 2012. Segundo Jamylle Mol, uma das idealizadoras do projeto, tudo começou quando o blog era umas das tarefas de obtenção de nota em uma das disciplinas da faculdade. Com o tempo foi-se notando a necessidade do diálogo com as pessoas e de cobrança dos órgãos públicos para melhoria da situação, o que levou a continuação do blog.

As postagens reúnem depoimentos de pessoas que presenciam diariamente o problema, opinião do biólogo João Aranha, matérias especiais do tema principal em Mariana e no mundo e imagens relacionadas à falta de água. A equipe é formada, além de Jamylle, por Caroline França, Isabela Azi e Núbia Cunha.

Confira um dos depoimentos coletados pela equipe do Gota:

Jamylle afirma que o público já participa e reconhece o trabalho das estudantes. “Tem gente que manda sugestões e depoimentos, porém, a participação é um pouco fraca, pois quem sofre mais com o problema também não tem internet, o que dificulta um maior diálogo”, disse a aluna. Para resolver esse problema, um sonho é ter, além da versão digital, um boletim impresso para que haja maior interação dos Marianenses.

E pra quem está conhecendo o Gota D’água agora e quer participar com sugestões de matérias ou mandando seu depoimento e fotos relatando os problemas, pode encaminhar para a equipe pela página do facebook, pelo e-mail: gotamariana@gmail.com ou pelo próprio blog.