Acendendo o Lampião – Um Making Of

Camila Gonçalves

Na padaria, lanchonete, no mercado ou restaurante. Quando chega um novo exemplar do LAMPIÃO, ele sempre está cheinho de matérias bacanas feitas com muita dedicação. E suor, diga-se de passagem. Quem olha de fora não consegue ver as reuniões, a correria, as recusas de contato e as reclamações em geral.

Mas vamos começar pelo começo.

A produção de todo jornal se inicia com algumas reuniões. Após as primeiras conversas superficiais, uma reunião decidiu o tema da 19ª edição, depois de muitas discussões e ideias interessantes. Liberdade. Tão ampla e tão subjetiva. Isso ainda iria render muito.

E rendeu.

Numa outra reunião, de pauta, de que todos os alunos participam, muitas ideias sobre o tema. Liberdade de gênero, de religião, de cabelos, entre muitas outras, incluindo até a privação de liberdade. Mas nem todas poderiam entrar no jornal, então uma terceira reunião, entre os editores, decidiu quais matérias entrariam em quais páginas e qual seria o especial da edição (segredo!).

Na divisão das equipes, muitas comemorações e muitas reclamações sobre “Mas eu queria aquela outra matéria!”. Entretanto, nem tudo é como queremos e logo era hora de botar a cabeça para funcionar e discutir entre as equipes onde vai tal foto, “Horizontal ou vertical?”, “Mais texto ou menos texto?”. E as típicas brigas por mais espaço na página.

E é aí que a gente começa a botar a mão na massa de verdade.

Os repórteres, responsáveis por todo o texto do jornal, procuram fontes, entrevistam, escutam alguns “nãos”, entregam texto, reescrevem, encaixam na página, o texto não cabe. E agora? Corta aqui, mais um parágrafo ali… “Faltam 25 caracteres!”, e lá vão eles de novo.

Enquanto isso, os fotógrafos andam, andam e andam, procurando personagens ideais. Também escutam muitas recusas, talvez até mais que os repórteres. Inclusive a Luiza quase foi presa ao tentar tirar foto do presídio! E a liberdade? Quando finalmente voltam para a redação, ainda têm que torcer para que suas fotos sejam adequadas para a página e, se não forem… É só voltar ao começo do parágrafo para saber.

Por fim… Os diagramadores, que fazem todo o design do jornal, praticamente não saem da redação, e nem por isso têm menos trabalho que os outros. Cada página muda seu formato pelo menos umas duas vezes no decorrer da produção, deixando repórteres e fotógrafos loucos. É o diagramador quem encaixa cada foto e cada palavra na página, cada um com seus estilos, tamanhos e formas.

No meio de tudo isso, os editores e professores ficam no pé de todo mundo, demandando e cobrando, para que tudo saia direitinho.

É muito trabalho, muita dedicação e muito amor.

Quer saber o resultado de tudo isso? É só aguardar a edição 19 do LAMPIÃO que já já fica pronta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *