Jornal LAMPIÃO estreia site

Ramon Cotta

O Jornal LAMPIÃO, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), eleito o melhor Jornal Laboratório do Brasil em 2012, durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), realizado em Fortaleza (CE), lança uma nova plataforma de informação e interação com o público. O site terá conteúdos extras como exibição de making of das reportagens, galeria de fotos e um espaço aberto para o leitor comentar e contribuir com a produção.

Neste ano, além das equipes de reportagem, de fotografia e diagramação, o jornal criou a equipe de multimídia com o objetivo de ampliar o conteúdo para plataforma digital e explorar outras linguagens. A professora orientadora de planejamento visual e produção online, Priscila Borges, explica que com o site e a inclusão das redes sociais o LAMPIÃO busca maior aproximação dos leitores e espera conseguir maior participação deles na produção do jornal.

Priscila conta que a nova edição impressa, que chegará depois do Carnaval, está em plena produção. ‘‘Os repórteres e os fotógrafos já foram para a rua e as matérias e fotografias já estão sendo editadas. Os leitores observadores perceberão pequenas mudanças no projeto gráfico que buscam melhorar o design da notícia nas páginas do Lampião’’, adianta.

A professora orientadora de reportagem, Adriana Bravin, destaca que o site também irá ajudar a manter a atualização permanente do LAMPIÃO e a interação com as redes sociais poderá aumentar os temas publicados no impresso. ’’Certas matérias podem ser atualizadas e os assuntos mais quentes, publicadas no site’’, conta Adriana.

André Luís Carvalho, professor orientador de fotografia do jornal, afirma que o site reforça o trabalho em outra plataforma, além do impresso. ’’A fotografia pode conversar com o áudio e o vídeo. O LAMPIÃO segue a tendência das grandes agências de noticia do mundo que é aplicar todo tipo de mensagem e conseguir trabalhar um fato’’, conta o professor.

Manual de redação

Outra novidade do Jornal LAMPIÃO será o manual de redação e estilo que foi produzido pela equipe de revisão, sob orientação das professoras Adriana e Priscila. O manual será disponibilizado no site, com a intenção de padronizar as normais gerais do LAMPIÃO para criar uma identidade na linguagem do jornal e orientar o projeto gráfico.

História

O LAMPIÃO é produzido por estudantes do 6º período do curso de Jornalismo, na disciplina Laboratório Impresso I – Jornal, e possui uma tiragem de três mil exemplares, distribuídos nas ruas de Mariana e Ouro Preto. A cada semestre são editados dois números do jornal impresso. A equipe atual é formada por 19 repórteres/editores de texto, nove fotógrafos, dez diagramadores, três revisores, três repórteres online, um editor de arte, um editor de fotografia, um subeditor geral e um editor chefe.

Confira o vídeo institucional do LAMPIÃO Online:

5 thoughts on “Jornal LAMPIÃO estreia site

1. Vocês estão de parabéns pela criação do jornal online! A interface está bem intuitiva e as matérias bem redigidas, fazendo jus ao nome de melhor Jornal laboratório do Brasil!

2. Parabéns a turma de 6º período de jornalismo pela iniciativa de criar uma nova oportunidade de contato com os leitores, fazendo do Jornal Lampião ainda melhor!

3. Pessoal, parabéns pela iniciativa!

Fiz parte do Lampião premiado no ano passado e já estou nostálgico com a publicação. É ótimo ver que vocês estão o tratando com tanto carinho e dedicação.

Vamos em frente!

4. Parabéns estudantes do 6º período do curso de Jornalismo. O site está ótimo, possuindo boa interface, matérias arrojadas e que apresentam excelente fluidez.