Até o Rock samba em Ouro Preto

Ramon Cotta

Já imaginou em pleno Carnaval escutar Guns ‘n Roses, Nirvana e Rolling Stones na companhia de uma escola de samba? Essa é a proposta do Bloco Mesclado, que surgiu em 1998, em Ouro Preto. O que antes era um grupo de pessoas nas ruas em um desfile com estandarte e batuques, tornou-se um dos blocos mais tradicionais da cidade Ouro Pretana.

O Mesclado ficou conhecido por ter rock no Carnaval. O presidente da Associação do Bloco Mesclado, Eduardo Iandê Castro, destaca que apesar de prezarem por atrações de rock, o repertório é composto por diversas músicas, como samba de raiz, batucada e maracatu.

No Bloco contém um desfile que reúne mais de 400 pessoas, no centro histórico de Ouro Preto, com bateria da comunidade ouro-pretana do Padre Faria, bonecões do Zé Pereira, além de mais de dez apresentações circenses. “Buscamos diversas culturas e ritmos, daí o nome do bloco. Trazemos para as ruas expressões do carnaval tradicional de Ouro Preto, apresentações de alunos de artes cênicas, entre outras manifestações. Para o desfile muitas pessoas vão fantasiadas e a compra de abadás não é necessária”, conta Eduardo.

Depois do desfile pela cidade há um show fechado, para 1200 pessoas, com a banda Lu e Cru, DJ’s e banda de samba. “Para esta festa é necessária a compra de abadá, que sai a R$65, em média. Como as fontes de recurso do Bloco são escassas, por se tratar de associação civil sem fins lucrativos, temos que vender os abadás para pagar parte do Bloco, ou seja, a parte que tem o custo da banda”, explica o presidente do Mesclado.

A universitária Pryscila Reis, que frequenta o Bloco, destaca que o Mesclado remete ao Carnaval de alguns anos atrás com o diferencial de misturar o rock. “O intuito do Bloco não é a marchinha, e sim, um novo estilo de Carnaval. Agrada principalmente aos jovens, pois ouvir rock junto com uma escola de samba é uma revolução neste quesito. Eu nunca imaginei ver isso um dia e foi muito surpreendente e extremamente emocionante”, disse Pryscila.

Algumas fotos da participação do Mesclado em Carnavais passadas, podem ser conferidas aqui, no LAMPIÃO online.

One thought on “Até o Rock samba em Ouro Preto