TCC

0 Flares 0 Flares ×

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Jornalismo UFOP é feito em duas modalidades: monografia ou produto jornalístico (acompanhado de memorial descritivo). A atividade do TCC está localizada na matriz curricular no sétimo e oitavo períodos, a partir das disciplinas Trabalhos de Conclusão de Curso I e Trabalhos de Conclusão de Curso II (na matriz vigente até 2015.1, Projetos Experimentais I e Projetos Experimentais II). Compreende ainda a disciplina preparatória Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação (pré-requisito), no sexto semestre.

O objetivo do TCC é a produção de um trabalho em que os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação sejam aplicados.

Os produtos jornalísticos podem ser elaborados em vários formatos para meios impressos, eletrônicos e digitais. O memorial descritivo da produção deve contemplar as inter-relações entre teoria e prática, incluindo assim o relatório técnico do produto e, principalmente, a reflexão conceitual em que estejam contempladas as questões teóricas e fundamentos da prática trabalhados durante as etapas anteriores da graduação.

Estudantes de TCC I, ao final do semestre, participam do Seminário de Trabalhos de Conclusão de Curso, em que apresentam os resultados parciais de sua monografia ou produto. No TCC II, etapa final do trabalho, as/os estudantes passam por banca examinadora pública.

As atividades de TCC são apoiadas pela Comissão de Projetos Experimentais e o contato com a comissão é feito pelo e-mail <tcc.cojor @ ufop.edu.br>.

Abaixo estão os links para documentos e páginas com outras informações sobre o TCC.

Durante a suspensão das atividades presenciais e para os alunos que estão matriculados em 2020/01, as orientações  e defesas de TCC I e TCC II estão liberadas.

O processo de orientação deverá ser realizado em comum acordo entre orientando e orientador. Até o momento, a continuidade é facultativa e quem não retomou o processo pode entrar em contato com o orientador ou aguardar a retomada das aulas presenciais e/ou novas diretrizes.

Consulte a resolução 003/2020 do Colegiado do Curso, que dispões sobre os protocolos para orientação e defesa na página regulamentos e atas de TCC.

Formulário para solicitação de banca – ATENÇÃO: durante a suspensão das atividades acesse o link do regulamento.
Regulamento de Trabalhos de Conclusão de Curso
Diretrizes para elaboração de monografia
Diretrizes para elaboração de memorial descritivo – produto
Carta de Aceite – Orientação de TCC
Carta de Aceite – Orientador Externo de TCC

Confira as bancas de TCC 2021/01

Confira as bancas de TCC 2020

Memória

Projetos concluídos em 2018.2
Projetos concluídos em 2017.1
Projetos concluídos em 2016.2

Projetos concluídos em 2016.1

Projetos concluídos em 2015.2
Projetos concluídos em 2015.1
Projetos concluídos em 2014.2
Projetos concluídos em 2014.1
Projetos concluídos em 2013.2
Projetos concluídos em 2013.1
Projetos concluídos em 2012.2
Projetos concluídos em 2012.1

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×