Projetos de Extensão

0 Flares 0 Flares ×

Veja as atividades de extensão coordenadas por professoras e professores do Jornalismo/UFOP, que estão em andamento em 2016. Na página dos Docentes é possível ter acesso ao currículo de docentes que atuam na Extensão e encontrar seus respectivos contatos.

Introdução à apreciação da arte
Curso sobre conceitos fundamentais para a apreciação de arte, com uma forte ênfase na produção artística dos últimos quinhentos anos.
Coordenação: Prof. Paulo Monteiro Nunes

Nos Bastidores da Notícia: Mídia e Democracia
Ações extensionistas com vistas à divulgação do Direito à Comunicação, cujo exercício contribui para que os cidadãos se reconheçam na condição, não só de titulares deste direito, mas de sujeitos do processo comunicativo, que exclui parcelas significativas da população e acentua preconceitos e desigualdades. Destina-se a jovens estudantes de escolas públicas marianenses (incluindo distritos) intermediados por professores das escolas parceiras e por estudantes do Jornalismo UFOP.
Coordenação: Prof. Juçara Gorski Brittes
Saiba mais sobre o projeto: http://projetobastidores.wixsite.com/jornal/sobre

Sujeitos de suas histórias
Programa de extensão, com diversas ações vinculadas, que situa comunidades de Mariana – crianças e sujeitos atingidos pelo rompimento das barragens – como protagonistas na produção e circulação de narrativas – verbo-visuais, audiovisuais, lúdicas. Narrativas que desvelam e resgatam cotidianos, histórias e memórias de lugares, pessoas, afetos, em busca de captar e construir identidades e imaginários, bem como desconstruir preconceitos e propor imaginários alternativos. São ações ligadas a jornalismo cidadão, fotografia, escrita, audiovisual, narrativas e à comunicação como direito humano, prática social e dimensão fundamental da vida.
Coordenação: Profa. Karina Gomes Barbosa da Silva

Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana (ação vinculada)
O objetivo desta ação extensionista é tornar os atingidos da tragédia da Samarco protagonistas de narrativas: do lugar, do patrimônio, das paisagens, da(s) história(s), das memórias e das pessoas. Para isso, o projeto intenta continuar a oferecer meios para que moradores de comunidades atingidas sejam capazes de narrar, verbo-visualmente, acompanhados de estudantes de jornalismo, fragmentos do que podem constituir suas identidades e imaginários, permeados pelo afeto como forma de conhecimento e apropriação de espaços. É ouvir – e tornar audíveis – vozes de sujeitos que formam e são conformados pelo lugar, que o humanizam.
Coordenação: Profa. Karina Gomes Barbosa da Silva

Novos sujeitos de futuras histórias (ação vinculada)
O projeto busca promover oficinas junto a crianças de 5 a 8 anos em busca de construir, veicular e disseminar novas representações, alternativas àquelas hegemônicas na mídia, que reforçam as assimetrias do patriarcado. Utiliza, para tanto, ferramentas da comunicação e do brincar, investindo na ludicidade. A ideia é que esses sujeitos possam construir novos imaginários de gênero, que permitam a meninos e meninas identidades mais livres e com novos engendramentos.
Coordenação: Profa. Karina Gomes Barbosa da Silva

Memórias do trauma (ação vinculada)
Este projeto busca escavar, resgatar, indexar, unificar, arquivar e socializar, memórias e suportes de memórias de sujeitos das comunidades atingidas pelo rompimento das barragens da Samarco, em 2015. Faz isso ao entender que as narrativas e os resgates de memórias são importantes aliados no processo de reparação do trauma e na reintegração do sujeito ao tempo e ao mundo “normal” após o evento traumático, que separa o sujeito do campo do simbólico.
Coordenação: Prof. André Luís Carvalho

Cartografia de identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana
Este curso pretende instrumentalizar os sujeitos a produzir suas próprias narrativas e coletar pistas que permitam construir um mapeamento, uma cartografia, de elementos que constituem identidades e configuram imaginários das comunidades atingidas pelo rompimento das barragens da Samarco. Essa “coleta” se dá, sobretudo, por meio do compartilhamento de afetos, de memórias, de histórias, e de inserções no cotidiano de comunidades de Mariana
Coordenação: Prof. André Luís Carvalho

Veja também
Docentes do Jornalismo UFOP
Grupos de pesquisa do Jornalismo UFOP

Saiba mais
O que é Extensão?
Pró-Reitoria de Extensão da UFOP
Ações extensionistas da UFOP – Pró-Reitoria da Extensão

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×