Grupos de pesquisa

0 Flares 0 Flares ×

Confira a relação de grupos de pesquisa em atividade no curso de Jornalismo da UFOP  e registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Os interesses de pesquisa de cada docente a partir do projetos em andamento indicados podem ser consultados em seus currículos Lattes.

Convergência e Jornalismo (ConJor)
O Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo busca analisar o fenômeno da construção da notícia a partir de múltiplos olhares, buscando construir um diálogo entre os projetos e linhas de pesquisa que o compõem. Com foco nos processos de convergência jornalística de conteúdo, tecnológica, de gestão e profissional as pesquisas tentam compreender estas mutações e suas consequências. O grupo organiza-se nas linhas: a) Estudos do Som; b) Métodos Digitais, que congregam estudantes de pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Suas pesquisas estão baseadas na análise do processo de tecnologização das redações e a inserção do jornalismo e da comunicação no cenário da convergência, buscando lidar com os desafios e encruzilhadas que obrigam a uma revisão nos fazeres e na compreensão dos meios. Entende-se que tais reconfigurações giram em torno do perfil do jornalista, da adoção de tecnologias, da audiência e dos conhecimentos técnicos necessários para o cotidiano da informação. Os meios de comunicação, nesse contexto, são obrigados a se adaptar a uma realidade pós-massiva, em que a centralização da circulação de informações está fragilizada e o ouvinte assume um papel mais ativo. Fundado em 2010 na Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen, o ConJor foi transferido para a UFOP em 2014.
Docentes: Debora Cristina Lopez (Líder); Marcelo Freire Pereira de Souza (Líder); Carlos Jáuregui; Luana Viana; Nair Prata; Natália Cortez; Thiago Caldeira
Site: www.conjor.com.br

Cultura Fotográfica
Grupo de Cultura, Ensino, Extensão e Pesquisa que, com base do aporte teórico e metodológico dos Estudos em Comunicação e na concordância com os Planos Nacional de Cultura e de Educação, visa oferecer valor à sociedade brasileira mediante a produção e difusão de conhecimentos artísticos, científicos e tecnológicos úteis ao campo da cultura, em particular ao da fotografia.
Docentes: Flávio Valle (líder)

Emergências: coletivo de pesquisa, extensão e ativismo em comunicação
As ações são pautadas pelas configurações das redes sociotécnicas comunicacionais impulsionadas pela emergência de sociabilidades mediadas pela conexão de redes territoriais e interações digitais. Tal cenário tornou possível trazer para o debate vozes pouco presentes, historicamente, nas discussões de interesse público e nos discursos midiáticos. A pandemia da Covid-19 acelerou este processo e desvelou a consciência de uma conexão de todas as coisas. Essa abordagem ecológica, ancestral para os povos originários, é uma alternativa viável para pensar um novo tipo de materialidade conectada. É nesta perspectiva que apostamos na abordagem das emergências comunicacionais a partir de trabalhos empíricos e teóricos que compõe uma certa ideia de uma comunicação pelo equívoco, a partir da experiência de tradução de mundos dos xamãs yanomamis, mas também de outras cosmologias originárias. O coletivo concentra as ações que abordam experiências jornalísticas no Observatório jornalismo(S) e está inserido numa rede de ações, pela Plataforma Cidadania Digital.
Docentes: Adriana Bravin; Evandro José Medeiros Laia (líder); Lara Linhalis Guimarães

Estudos sociais em linguagem, memória e cultura visual
O grupo reúne atividades de pesquisas e extensão transdisciplinares que envolvem os campos da comunicação, da cultura visual, da linguagem e do discurso, da memória social e da história. Tem como foco os diálogos e atravessamentos destes campos no entrecruzamento da comunicação com as tecnologias da comunicação e informação (TICs), os modos de produção de subjetividades e de subjetivação, como também os modos de produção e circulação de discursos, da constituição de sentidos e narrativas que componham a realidade e a memória. Em particular, dá ênfase para temas emergentes no contexto do capitalismo e das lutas biopolíticas que englobam os movimentos sociais, a gestão da vida e do ambiente, direitos humanos, gênero, diversidade, raça, etnia e classe, entre outros pontos, em perspectivas de interseccionalidade e produção local do conhecimento.
Docentes: Adriana Bravin; Adriano Medeiros da Rocha; Frederico Salomé de Oliveira; Maria Lucília Borges e Ricardo Augusto Orlando (líder)

Mídia e Interações Sociais (Giro)
Grupo de Pesquisa em Mídia e Interações Sociais tem como eixo compreender a presença da mídia na sociedade contemporânea e seu entrelaçamento às interações sociais, configurando processos de produção e circulação de sentidos na sociedade. Tal foco encaminha um olhar sobre os sujeitos, cujas interações correspondem a práticas constituintes da vida social segundo contextos sócio-históricos marcados por negociações e conflitos. Essa concepção alia-se a um entendimento alargado da mídia, para além dos meios de comunicação tradicionais, em suas dimensões técnica e institucionais, observando as modulações culturais por ela engendradas em tensão com questões de ordem ética, estética e política. Privilegia-se a visada sobre processos cotidianos de mútua afetação acionados nas relações existentes entre os sujeitos e as diversas materialidades midiáticas. As pesquisas desenvolvidas orientam-se pela problematização e análise dos formatos que a mídia constrói e que acionam processos comunicativos singulares, tangenciados por distintos públicos.
Docentes: Denise Figueiredo Barros do Prado e Frederico de Mello Brandão Tavares
Site: http://giro.ufop.br/

Poéticas Fotográficas
O Poéticas Fotográficas, grupo de pesquisa interinstitucional formado por pesquisadores de três universidades (UFOP, UFS e UFBA), nasceu com o intuito de desdobrar a discussão sobre a fotografia dentro do campo da comunicação. O grupo concentra-se nos estudos acerca da imagem fotográfica, sobretudo em termos de criação, expressão e fruição, entendendo-a em um cenário de expansão e integração com outros meios e linguagens, em seus limites imprecisos.
Docente: Ana Carolina Lima Santos
Na internet: Facebook

Ponto
Este grupo de pesquisa parte do ponto, dos sentidos e do que o fazemos significar, para pensar na comunicação a partir de sujeitos que a atravessam e são atravessados e constituídos por ela, seja a partir da mirada das práticas jornalísticas; na relação dos afetos com a comunicação; na materialidade das imagens; nos estudos de gênero; na produção de sentidos da cultura pop; no estudo das narrativas midiáticas; no teor testemunhal como um dos eixos caros a essas narrativas, em um mundo marcado por catástrofes e outros eventos traumáticos que o reconfiguram permanentemente. A interface dos sujeitos com a comunicação é nosso ponto de partida. Nossos pontos de chegada são a boniteza da procura; podem ser as descobertas.
Docentes: Karina Gomes Barbosa (líder), André Luís Carvalho, Felipe Viero, Marta Maia (líder)
Na internet: Facebook

Quintais: cultura da mídia, arte e política
O Grupo de Pesquisa Quintais: cultura da mídia, arte e política tem como principal objetivo a reflexão das práticas midiáticas e sua relação com a sociedade. A compreensão desse atravessamento se alicerça na abordagem e na discussão da dinâmica das diversas manifestações artísticas e culturais (música popular, cinema, quadrinhos, visualidades, literatura etc.) e sua ligação com as demandas afetivas, discursivas e comunicacionais. Nesse sentido, a concepção de Quintais privilegia a identificação dos processos comunicacionais e jornalísticos, e das temporalidades em tensionamento político com a experiência, o convívio social, a cotidianidade. As pesquisas desenvolvidas no grupo pretendem contemplar essas articulações em torno da cultura midiática e seus impactos estéticos e políticos.
Docentes: Hila Rodrigues (líder) e Cláudio Rodrigues Coração (líder)

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×