Category Archives: Histórias de vida

Entrevista com o chargista Neto Medeiros

     Nascido em Guarulhos,o chargista Neto Medeiros (30) vive há 7 anos na emblemática Ouro Preto, em uma kitnet alugada em Padre Faria, periferia da cidade, e divide seu tempo…

“Quem tá triste, fica alegre e quem quer morrer, envivece”

Por Fernanda Rodrigues José Rodrigo da Silva, mais conhecido por seu nome artístico Pena Branca do Pandeiro, 45 anos, repentista há 30, se apresenta junto com seu amigo Ezequiel Pedro…

A vida estudantil em Ouro Preto no passado e hoje em dia: o que mudou?

Por Marina Morgan da Costa Ouro Preto é uma antiga cidade mineira de 302 anos que há 174 abriga a Escola de Farmácia e há 137 a Escola de Minas….

A vida como missão de um padre

por Laís Diniz   No sul de Minas Gerais, na cidade de Lavras uma figura religiosa se destaca em meio a todos. Padre Elígio Stülp, pároco da Matriz de Sant’Ana desde…

Seco ao sol

Por Caroline Borges Porciúncula é um pequeno município no interior do Rio de Janeiro. Conta com uma população de aproximadamente 19 mil habitantes, muitos dos quais trabalham na produção de…

Convivendo com o câncer que mais atinge os brasileiros

Por Pamela Moraes Renilson Ribeiro da Silva, 46 anos, mestre de obras até julho de 2012 onde descobriu que estava com adenocarcinoma pulmonar (câncer no pulmão). Morador da cidade de…

Leci Souza Laikovsk

A saga de uma família na marcha para o oeste brasileiro

Por Di Anna Lourenço Garra, determinação, suor e lágrimas são os ingredientes que temperaram a cultura que floresce nas cidades da chamada fronteira agrícola brasileira. Mas, não são somente tristezas…

As travessuras de Roquinho

Por Thatiana Zacarias Freitas Roque Geraldo Ferreira Carneiro é um dos 14 filhos da Dona Zita. Ele nasceu com Síndrome de Down, uma doença que requer cuidados especiais. Estudou até…

2ª

A clichê cidadezinha do interior

Por Ariadne Selene Raul Soares, uma cidadezinha do interior de Minas Gerais, fundada por moradores de Mariana (MG), já se estabelece como tal há quase um século, porém houve mudanças…

A política como ideal

 Por Luiza Mascari José Joaquim Costa Ulhôa, o Zeca, nasceu em 1928 na cidade de Paracatu, região noroeste do estado de Minas Gerais. Desde muito jovem teve uma grande participação na…

Imbé de Luzita

por Emanuel Brandão “Mas eu não tenho nada pra falar, Manueli”. Foi assim, me chamando por um apelido que só ela diz, que Almen Graças Guimarães Brandão, de 67 anos,…

De estagiário a homenageado

Luiza Madeira.  Pernambucano, Carlos Alberto Barbosa nasceu em 9 de Abril de 1946, em Recife, hoje tem 66 anos, morador do bairro Santa Cecília em São Paulo. Casado com Inez,…