Francisco Serrano, República Dominicana
As pessoas fazem um funeral, que acontece na maior parte do tempo na casa do falecido, onde a família e amigos se reúnem para se despedirem do morto. Pelos próximos 9 dias a porta de entrada da casa é mantida fechada, para manter a “morte” lá dentro. O local é decorado com flores, mesas com panos brancos e outras coisas. Depois da cerimônia, as pessoas levam flores para o cemitério.
Julieta Mendonza, Chile
Quando alguém morre, a família faz uma cerimônia chamada velório onde as pessoas vão visitar a família e o falecido dentro do caixão. Depois o corpo é enterrado ou cremado e as pessoas conversam sobre as experiências que tiveram junto à pessoa falecida.
Luc Martinengo, Suíça
Na Suíça é comum fazer um grande funeral. Antes de começar, vamos à casa da pessoa falecida para cumprimentar a família, depois a missa é celebrada na igreja. Após a missa, todos vão caminhando até o cemitério cantando musicas gospel para “acompanhar” o morto até o céu. No cemitério, os amigos lêem uma mensagem, quando o caixão é enterrado, todos jogam rosas.
Daniela Hurtado Santander, Venezuela
Nós evitamos falar sobre isso, porque parece que ao falar, estamos atraindo a morte para nós. Eu acho que a experiência de morte se diferencia entre os venezuelanos, mas em geral, fazemos todos os cinco estágios do luto, e fazemos também o que é feito em outros lugares: funerais, enterros, cremações. É doloroso e triste, porque não importa o que aconteceu, é a perda de um ente querido.