Uma pessoa encantada

Por Bianca Cobra

- Você gosta de ler?
– Não.
– E se eu ler para você?
Esse é um dos primeiros diálogos entre Fernanda Tonidandel e as crianças que visitam a Osquindoteca. A osquindoteca é uma Biblioteca Comunitária que existe desde 2009 no Clube Osquindô, no distrito de Passagem de Mariana. Lá existem 8 mil livros. É só chegar e ler!


Fernanda é educadora social e coordenadora da Osquindoteca. Ela é a responsável por fazer com que todos que entrem lá saiam com um livro nas mãos. Mas ela não trabalha sozinha. Tudo na biblioteca seduz. São as mais diversas cores preenchendo o ambiente, mesinhas, tapetes, pufs, jogos, desenhos, cartazes. Fora a música e o cheirinho do lugar. É como se você entrasse em um lugar mágico de onde fadas e criaturas encantadas fossem sair dos seus esconderijos a qualquer momento.


A proposta é permitir que as crianças experimentem sensações novas através da música que é sempre um jazz ou blues, com os quais normalmente as crianças não tem muito contato e também com o próprio ambiente, que tem um cheirinho único e um conjunto de cores que alegra o espírito.


Lá é feito um trabalho, principalmente, de afetividade. Fernanda conhece cada criança que frequenta a Osquindoteca, pois mora no município há muito tempo. Conta que esse acompanhamento feito de perto com as crianças é importante porque ela consegue perceber quando uma criança está triste, ou quando ela para de frequentar a biblioteca. Então procura conversar com ela e tentar ajuda-la da melhor forma possível.


A relação de afetividade entre ela e as crianças fez Fernanda olhar a vida de uma forma diferente. Acredita que não adianta simplesmente mandar a criança ler, é preciso incentiva-la, dar o exemplo, mostrar como pode ser divertido. “Não adianta a estante cheia de livros, se não existe uma pessoa encantada que pegue e leia”.


Esse trabalho todo de carinho e dedicação tem uma importância muito grande na vida de Fernanda, que trabalha e lida com os livros e as crianças há 2 anos. Ela acredita que as histórias dão respostas para os problemas da vida e tem muito orgulho de “plantar a sementinha” nas crianças.


“Existe um mundo melhor que esse? Existe e esse mundo está nos livros. A leitura te leva para um universo mágico onde você pode ser o que quiser. Lá você encontra liberdade e alegria para viver a vida”, comenta Fernanda, com um sorriso desenhado pelo orgulho que sente.

DSC_0065