“Vocês estão todos ferrados”

“Vocês estão todos ferrados”. Foi essa a afirmação mais bem-humorada da noite de quinta passada. Dita pelo fotógrafo Eugênio Sávio na mesa de debates da Secom, trata da infografia e da exigência para com o novo profissional do jornalismo.

A mesa intitulada “Aspectos Visuais da Reportagem” contou ainda com a presença da editora de arte da Superinteressante, Renata Steffens; do jornalista Alexandre Rodrigues; entre outros. A discussão – diga-se de passagem, muito bem organizada – propôs aos presentes uma reflexão sobre as novas exigências do mercado e como os novos jornalistas irão lidar com as novas ferramentas midiáticas.

O que ficou evidente após o lançamento de idéias e questionamentos sobre o uso da infografia é que ela tem o papel de complementar, rápida e visualmente, o que não necessariamente precisa ser dito no texto. “Na infografia, temos a tradução de dados compostos para o simples”, afirmou Rodrigues. Também foi dito pelos componentes da mesa que é necessária uma adequação ao tipo de leitor no momento da criação de infográficos, bem como na criação dos textos jornalísticos.

“Ninguém sabe mesmo, nem quem está fazendo”, disse Renata, quando colocada em xeque as novas tecnologias de informação e a exigência do mercado com os profissionais da área. O irreverente fotógrafo Eugênio Sávio ainda completou dizendo “se a gente começar a falar de mercado, a gente pega e vai embora”.

“Achei a mesa ótima, o tema super pertinente. Os profissionais presentes conseguiram passar informação e deixar o ambiente descontraído e agradável”, revela Thamira Bastos, estudante da Jornalismo.

Os conceitos foram expostos de forma tão prazerosa que as três horas de debate pareciam apenas alguns poucos minutos, assim foi a segunda noite da 3ª Semana de Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Texto: Kaio C. Barreto

Fotos: Arthur Medrado