Fotografia de moda, outros conceitos

Depois de percorrer a história da fotografia de moda e apresentar os mais importantes fotógrafos da área, Daniel Magalhães fez um ensaio de fotos para demonstrar os desafios da profissão.

Daniel Magalhães, formado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, trabalha há 4 anos com fotografia de moda. “A rotina é intensa, porque não é só fotografar, tem o marketing, a relação com os clientes. Mas, sou apaixonado por tudo que envolve essa área, sempre tive vontade de trabalhar com isso.” Professor em uma escola de fotografia em Belo Horizonte, Daniel ministrou a Oficina de Fotografia de Moda na SECOM. E com muito bom humor. “Fotografia envolve muito a história, o retrato fala sobre a pessoa”, afirma, lembrando que contar histórias é a marca do fotógrafo pois cada um fotografa de um jeito próprio.

A oficina fez uma breve apresentação do percurso da história da fotografia de moda. O publicitário expôs como ela surgiu e foi evoluindo, os temas tratados em cada época específica e cada peculiaridade dos fotógrafos, trabalhando o conceito da profissão não só como um meio de expor e vender produtos, mas também como propagador de idéias, temas e conceitos do contexto e momento em que está inserido. Destacou, também, os principais nomes da área que revolucionaram a visão da fotografia de moda em sua época, além de trazer detalhes sobre books, catálogo técnico e catálogo conceitual, câmeras e equipamentos.

Para terminar, Daniel Magalhães fez um breve ensaio fotográfico com duas modelos para demonstrar a rotina de trabalho e os detalhes abordados na profissão.

Texto: Ana Rafaela Silva