Webradio é um dos diversos projetos de extensão e pesquisa na UFOP

Professores de jornalismo apresentaram, nesta quarta-feira (27), suas respectivas linhas de pesquisa em um seminário realizado no ICHS pela Secom. Entre os diversos temas de iniciação científica abordados, as docentes Nair Prata e Sônia Pessoa explicaram um pouco sobre o seu projeto ligado ao rádio.

As pesquisas direcionadas ao rádio estão com a temática voltada para a questão da Webradio.As coordenadoras do projeto acreditam que a análise desse meio ligado à outro meio de comunicação mais recente, que é a internet, se torna fundamental para estudos das novas mídias no jornalismo.

Iniciação científica em Webradio

Alunos bolsistas e voluntários trabalham com as orientadoras na UFOP no projeto Webradio: Gênero, Interação e Bussines. Um dos objetivos é pesquisar sobre as dez webradios mais acessadas do país. Essa iniciação conta com o maior número de estudantes envolvidos, dentre todos os projetos expostos.

No seminário, cada professor teve a oportunidade de discursar um pouco sobre os seus projetos, contando com a participação de alunos. Várias áreas ligadas à comunicação foram abordadas, como o Jornalismo ambiental, a comunicação organizacional e o cinema, atendendo as expectativas dos diversos estudantes presentes.

Encerrando o seminário, Marta Maia, presidente do colegiado, discursou sobre a importância das atividades de iniciação científica e projetos para a comunidade acadêmica, já que as pesquisas e extensões precisam ser cada vez mais fortalecidas em favor de uma melhor formação universitária.

Texto: Mayra Santos Costa
Foto:Nathália Souza Silva