Homofobia é tema de documentário no Festival Inconfidentes

Por Israel Marinho

Dentro da programação do quarto e último dia do Festival Cine Inconfidentes, domingo, 7, foi exibido no Cine Vila Rica, em Ouro Preto, o documentário “Me Respeita!”, produzido por alunos do Curso de Jornalismo da UFOP para a Disciplina “Documentário”, ministrada pelo professor Adriano Medeiros no segundo semestre de 2011.

O documentário mostra relatos, depoimentos e imagens da campanha de conscientização organizada por alunos do ICSA (Instituto de Ciencias Sociais e Aplicadas) no segundo semestre de 2011, em decorrência de comentários homofóbicos postadas em uma rede social. Na época, diversos debates e assembleias foram organizadas pelos alunos.

Segundo um dos produtores do documentário, Mateus Meireles, aluno do sétimo período do curso, o tema já tinha sido escolhido para o documentário quando houve o incidente, que acabou contribuindo para o debate que a produção do filme queria promover. Segundo ele, a procura por fontes foi muito dificil, mas o trabalho valeu a pena: “Não são todos que estão dispostos a falar deste assunto, ainda é tabu para muitos”, conclui.

O pequeno público presente ao cinema aprovou o documentário e a iniciativa dos alunos. Para Júlio Carlos da Silva, 44, é importante que o tema seja mais discutido pela sociedade: “Tenho filhos e sei que um dia eles virão perguntar sobre o assunto. E sei que estarei mais preparado”, finaliza.

* A cobertura do Cine Festival Inconfidentes 2012 disponibilizada aqui é uma produção laboratorial dos alunos de Técnicas de Reportagem e Entrevista 2012/1. Ao reproduzir o conteúdo a autoria deverá ser citada.