Cineasta Helvécio Ratton é homenageado no 3° Cine Festival Inconfidentes

Por Rafael Melo

Imagens relembram o trabalho do cineasta. / Foto: Éllen Nogueira.

A Galeria do Teatro SESI Mariana recebeu, na tarde de sexta, 05, o cineasta homenageado pelo Cine Festival Inconfidentes. Com a exposição Pulsando quimeras, textualizando Helvécio Ratton, que segue até o dia 21, o público tem a oportunidade de conhecer a filmografia do cineasta mineiro. A mostra é uma iniciativa do professor Adriano Medeiros, da UFOP, coordenador geral do festival de cinema. Dentro de um ambiente intimista e aconchegante, o visitante se depara com roupas e alguns objetos utilizados nos cenários de seus filmes, além de diversas fotografias que retratam a perspectiva criativa do cineasta.

Helvécio Ratton foi recepcionado pelo coral marianese Tom Maior e demonstrou satisfação ao ver a exposição que o estimulou a pensar em projetos futuros: “Gostei muito, de certa forma isso é um panorama do universo do meu cinema e me faz pensar nos filmes que já fiz, mas me faz pensar, principalmente, nos que eu quero fazer ainda”, afirma.

A presença do cineasta reafirmou o compromisso com o cinema brasileiro na terceira edição do Cine Festival Inconfidentes. E as pessoas que participaram da exposição ficaram encantadas com o trabalho de Ratton. A estudante Priscila Paiva visitou o espaço e elogiou a homenagem prestada ao cineasta: “Conheci mais o trabalho do Helvécio, não sabia que ele também dirigiu o filme Menino Maluquinho.

SERVIÇO: O público pode prestigiar a exposição Pulsando quimeras, textualizando Helvécio Ratton até o dia 21 de outubro, de 9h às 19h, na Galeria do Teatro SESI Mariana – Rua Frei Durão, nº 22, Centro.

* A cobertura do Cine Festival Inconfidentes 2012 disponibilizada aqui é uma produção laboratorial dos alunos de Técnicas de Reportagem e Entrevista 2012/1. Ao reproduzir o conteúdo a autoria deverá ser citada.