5X Favela – uma impressão da realidade

Por Daniela Gurgel Damasceno

O Cine Festival Inconfidentes, em sua terceira edição, trouxe ao Teatro Sesi Mariana, em sua segunda tarde, o longa “5X Favela – Agora Por Nós Mesmos”.

Apresentando diferentes olhares, o filme reúne cinco episódios totalmente concebidos, escritos e realizados por jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro e narra a complexa dimensão da realidade social brasileira.

Em meio aos poucos espectadores, o estudante Víctor Augusto Domingues. Aos 12 anos, seu olhar adolescente encontrou-se com os diversos olhares envolvidos na produção do longa. “É a primeira vez que assisto este filme e é interessante como ele descreve tão bem a realidade das favelas”, disse. Víctor Augusto ainda relata que as narrativas inspiradas em situções reais são um estilo que o atrai enquanto espectador: “Gosto de filmes baseados em fatos reais, a gente acaba se identificando com eles”.

O coordenador de cursos Saulo Pereira, 25, ressalta que em relação a outros filmes que ele já assitiu, “5 x na favela” traz uma articulação diferente: “Nota-se que há um ângulo bem próximo da realidade, chego a perceber em cada episódio um sentimento de fraternidade, algo que é muito pouco destacado nestes tipos de filmes”, argumenta. Para Saulo, apesar de alguns episódios apresentarem cenas fortes em termos de violência, valores também são apresentados em igual ou maior teor: “Algumas cenas nos permite analisar que mesmo vivenciando rotineiramente situações difícies, muitos conseguem manter a união e lutar por direitos de igualdade”, completa.

Confira a programação completa do Festival até 07/10.

* A cobertura do Cine Festival Inconfidentes 2012 disponibilizada aqui é uma produção laboratorial dos alunos de Técnicas de Reportagem e Entrevista 2012/1. Ao reproduzir o conteúdo a autoria deverá ser citada.