Oficina de Edição de Vídeo é uma oportunidade aos alunos de jornalismo de complementarem sua formação

Por Mayara Coutrim e Cibele Souza

Para quem tem interesse no curso de Comunicação Social, uma atividade ainda pouco explorada pelos profissionais da área é a edição de vídeo. Visando a importância desta função, a Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP trouxe para a III SECOM uma oficina de edição de vídeo, ministrada pelo jornalista e assistente administrativo da UFOP Thiago Caldeira e pelo universitário Fábio Seletti.

O profissional: editor

Através do papel do editor, as reportagens ganham forma. A edição é a parte final da produção audiovisual, é nessa etapa que as imagens e os áudios são colocados em uma ordem, transmitindo com clareza a informação desejada. Thiago Caldeira afirma que “é muito importante o repórter ter uma noção de como o editor vai ver aquela matéria na hora de editar”.

No curso de Jornalismo, a edição não se inclui como disciplina obrigatória, mas é uma atividade que agrega não só conhecimento, como também uma nova visão profissional. Segundo o assistente administrativo, “existem três funções que acabam se confundindo: o cinegrafista, o repórter e o editor. Hoje o mercado está exigindo um profissional que faça os três serviços”, afirma Thiago.

A edição

A oficina foi baseada no programa de edição Adobe Premiere. Foram passadas noções básicas de edição, as ferramentas e suas funções, as etapas da edição e a exportação dos projetos para outras mídias. Segundo Thiago, além de ensinar, “a intenção da oficina era também desmistificar o programa. Quem se depara pela primeira vez com um programa de edição profissional como o Premiere, se assusta”. Os programas de edição geralmente funcionam de forma parecida. Alguns são obtidos gratuitamente, podendo ser baixados de forma fácil e em qualquer plataforma. Thiago garante que para aprender a editar é preciso apenas ter interesse, pois há uma grande disponibilidade de tutoriais na internet, o que facilita o aprendizado em casa.

Confira abaixo os autorais disponibilizados na internet:

- Introdução:

- Parte 1:

- Parte 2:

- Parte 3:

- Parte 4:

Download do Adobe Premier:

http://www.adobe.com/br/downloads/

http://www.baixaki.com.br/download/adobe-premiere-pro.htm

http://www.superdownloads.com.br/download/147/adobe-premiere-pro/

http://adobe-premiere.softonic.com.br/