A III Semana de Estudos em Comunicação Social – Jornalismo (Secom), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), chegou ao fim nesta tarde com mais um circuito de palestras. Com o tema “Cinema e gênero”, o professor Carlos Alberto Carvalho expandiu os horizontes dos estudantes que, como aconteceu ao longo desses três ultimos dias, encheram uma das salas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).
A homossexualidade é um dos gêneros constituintes da formação da estrutura social contemporânea, e se faz presente na mídia de diversas maneiras, sobretudo no cinema e nas telenovelas. Carlos Alberto explicou como acontece a inserção desse tema relativamente difícil na mídia, e que mensagens podem estar subentendidas nessa relação, através da citação de personagens caricatos já conhecidos do público em geral.
O professor disse ainda que atualmente houve um certo progresso da mídia, uma vez que esta já é capaz de tratar dos diferentes estereótipos de forma mais natural, inclusive as relações entre gêneros.
Para a estudante Patrícia Souza, os pontos altos da palestra foram os exemplos dados por Carlos Alberto, que se utilizou de filmes e novelas para aproximar o tema à realidade. “Gostei bastante da forma como o tema gêneros foi relacionado com as novelas. Ele tem uma facilidade incrível de perceber situações nas novelas e utiliza-las como exemplo, o que facilita muito a nossa compreensão”.
Texto: Hiago Castro