2ª edição discute reformulação curricular e proposta do curso

A segunda edição do Ciclo de Estudos em Jornalismo, evento do curso de Jornalismo da UFOP, discutirá, em 16 e 17 de dezembro de 2013, as perspectivas do curso diante das Diretrizes Curriculares em Jornalismo, debatendo a reformulação de sua matriz curricular e a concepção do novo Projeto Político-pedagógico da graduação na UFOP.

A programação reunirá docentes, estudantes e técnicos do curso. A promoção da edição 2013 está a cargo do Núcleo Docente Estruturante e tem apoio do Colegiado e do Centro Acadêmico Polifonia. O Ciclo será realizado na Sala 3 – Bloco 2, do ICSA.

Navegue no  link “2ª edição | 2013“ (acima) e conheça mais detalhes sobre o evento, inscrições para estudantes, assim como os documentos que darão base para as discussões dos dois dias de trabalho, incluindo os documentos síntese das comissões de trabalho.

Jornalismo da UFOP dá início ao processo de reestruturação do curso

Imagem: Arquivo C.A. Polifonia

O Centro Acadêmico Polifonia, do Curso de Jornalismo da UFOP, acompanha e apoia as discussões sobre a reformulação da matriz curricular do curso. Integrantes do C.A. participarão das Comissões de Trabalho, formadas no Núcleo Docente Estruturante, e que trabalham em diagnósticos, levantamento de sugestões e na sistematização de propostas para a nova matriz e o projeto político-pedagógico a serem implantados pelo Jornalismo da UFOP.

Leia mais.

Marcos Palacios debate nova configuração da memória no Ciclo de Estudos de Jornalismo

Por Suellen Amorim

Na quinta-feira, 29 de novembro, o I Ciclo de Estudos de Jornalismo terá a participação do professor Marcos Palacios. Palácios, vinculado ao curso de Jornalismo e ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Palacios é pioneiro na pesquisa em Jornalismo Online no país, com a criação do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJol), em parceria com o professor Elias Machado. Sobre a temática, Marcos Palacios mantém o blog do GJol, onde instiga o leitor a participar de assuntos do momento na rede mundial.

Para o I Ciclo de Estudos de Jornalismo da UFOP, o professor propõe um debate acerca dos desafios de se manter atual no mundo mutante da convergência, com o assédio diário das novas tecnologias e a curiosidade incessante pelo novo, em um constante esforço para não nos desvincularmos de nossas memórias, ao longo deste processo. A memória é, inclusive, um dos temas da segunda conferência do Ciclo. Sob o título “Jornalismo, Tecnologias Digitais e Memória: tendências e perspectivas” o debate abrange várias esferas da prática jornalística e do lugar do profissional de comunicação dentro deste cenário.

Para o professor Palacios o lugar ocupado pelo jornalista no cenário contraditório do presente é cada vez mais relevante: “Nunca em tempos históricos esteve nossa sociedade tão envolvida e ocupada em processos de produção de memória; nunca o estoque de memória social esteve tão fácil e rapidamente disponível e nunca esteve o jornalismo – enquanto prática social – tão centralmente localizado em meio a tudo isso. E como a memória é, por natureza, múltipla, coletiva, plural e individualizada, tantos passados relatados haverá quantos forem os relatos registrados: convergentes, conflitantes, contraditórios, a despeito de toda e qualquer pretensão de objetivismo e imparcialidade das deontologias jornalísticas vigentes”.

Toda a programação de quinta-feira, que inicia às 14h, acontece no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA).

Programação de 29.11 – quinta-feira

Tarde / Local: ICSA

13h30 / 17h - Reunião de trabalho 2: Formação em jornalismo no cenário de convergência (professores do curso)

14h / 17h – Minicursos (estudantes)

17h / 19h – Debate Aberto Coletivo Batalho

Noite / Local: Auditório do ICSA

19h30 – Abertura da 2ª noite

19h45 – Conferência 2: Jornalismo, Tecnologias Digitais e Memória: tendências e perspectivas

Convidado: Prof. Dr. Marcos Palacios (UFBA)

Veja a programação completa.

Programação para estudantes terá minicursos, documentário e debate aberto

Por Dayane Barretos

O Ciclo de Estudos em Jornalismo contará com minicursos com eixos temáticos distintos, voltados aos estudantes do curso da UFOP. Serão duas tardes de programação. Nos dias 28 e 29.11, entre 14h e 17h, o foco será a cobertura fotográfica. As ministrantes, Paula Peçanha, Íris Zanetti e Lídia Ferreira, acadêmicas de Jornalismo da UFOP, abordarão o trabalho fotográfico desde o planejamento até o processo de edição. O minicurso já está com vagas preenchidas.

A segunda opção é para aqueles que se interessam pela pesquisa acadêmica e por aprimorarem os métodos de trabalho, tendo por tema a revisão bibliográfica. Será realizado na tarde do dia 29.11, também entre 14h e 17h, estando sob responsabilidade do bibliotecário e documentarista Essevalter de Sousa, da UFOP.

Os desafios de se fazer uma televisão educativa será o tema do terceiro minicurso, igualmente agendado para a tarde do dia 29 (14h a 17h), a cargo da Coordenadora do Núcleo de Conteúdo da TV UFOP, Fernanda Luiza Teixeira e da Coordenadora de Jornalismo da TV UFOP, Érica Vieira. Para ambas as opções ainda restam vagas.

Final da tarde – Em ambos os dias de Ciclo, o final da tarde terá programações diferenciadas. No dia 28, a partir das 17h será exibido o documentário “Belo Monte – Anúncio de uma guerra”, financiado pelo público e dirigido por André D’Elia. No dia 29, no mesmo horário, no Auditório do ICSA, acontece o debate aberto “Diversidade Sexual e Cidadania – aspectos jurídicos, os media e a Universidade no contemporâneo” que, promovido pelo Coletivo Batalho, buscará articular a temática da diversidade sexual na sua relação com o tratamento midiático, as configurações da legislação para o tema e o ambiente universitário como cenário de uma formação cidadã visando o combate a práticas homofóbicas. O Debate contará com a presença de Rafaela Vasconcelos, integrante do Núcleo de Direitos Humanos (Nuh) e do Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (GUDDS), ambos da UFMG, e do Advogado e Professor Alexandre Melo Franco Bahia.

Alteração - O minicurso “Estratégias de Comunicação e Articulação na produção cultural independente”, que será trabalhado pelo estudante Léo Alves, foi transferido para o dia 06.12 (17h – 18h50). Os alunos inscritos nesse minicurso receberão e-mail com mais informações. Dentro do novo período de inscrições ainda será possível optar pelo minicurso.

A segunda fase de inscrições para os minicursos irá até o dia 27.11 ou enquanto restarem vagas. Faça sua inscrição.

Elias Machado abre os debates do I Ciclo de Estudos de Jornalismo

Suellen Amorim

O I Ciclo de Estudos de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acontece entre os dias 28 e 29 de novembro e traz ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) o debate sobre as inovações, desafios e tendências do fazer jornalístico.
A programação de conferências do evento conta com dois convidados que são referência na área, os professores Marcos Palacios e Elias Machado, criadores do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL).
O pesquisador Elias Machado é convidado do primeiro dia de evento, 28.11, que tem como proposta discutir as diversas perspectivas do ensino de Jornalismo no país. Durante a tarde, a reunião intitulada “Ensino de Jornalismo no Brasil – História e Contextos”, voltada para professores do curso, com início às 14h, no ICSA, trabalhará percursos e desafios de formação em um campo cada vez mais diversificado, considerando as mutações tecnológicas dos meios e suas apropriações. 
A conversa com o professor Elias Machado terá sequência à noite, com debate aberto a todo público interessado, com início às 19h30, no Auditório do ICSA, tendo como tema “Metodologias de Pesquisa em Jornalismo: Limitações e Perspectivas”. As dificuldades de pesquisa e os desafios metodológicos para apreensão do jornalismo como objeto de estudo estarão em pauta.
Após o debate, às 21h30, o professor Elias Machado lança o livro “O ensino de jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de casos no Brasil”, editado pela Editora UFBA. A programação, no Restaurante Lua Cheia, contará também com lançamento de livros dos professores do curso de Jornalismo da UFOP.

28/11 – quarta-feira – 1º dia
Local: ICSA (Rua do Catete, 166, Centro)
14h – Reunião de trabalho 1: Ensino de jornalismo no Brasil – história e contextos
Convidado: Prof. Dr. Elias Machado (UFSC)
Local: Sala 408 – ICSA

19h30 – Abertura Oficial
19h45 – Conferência 1: Metodologias de Pesquisa em Jornalismo: limitações e perspectivas
Convidado: Prof. Dr. Elias Machado (UFSC)
Debate
Local: Auditório do ICSA

21h30 – Lançamento de livros
– “O ensino de jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de casos no Brasil”, Elias Machado (Org.), Ed. UFBA;
– Livros editados por professores do curso.

Confira a programação completa do evento.

 

Ciclo de Estudos em Jornalismo | UFOP

A primeira edição do Ciclo de Estudos em Jornalismo, promovida pelo curso de Jornalismo da UFOP, tem como objetivo discutir caminhos e perspectivas do ensino, formação e práticas profissionais em jornalismo. Previsto para os dias 28 e 29 de novembro de 2012, o evento contará com conferências, debates e minicursos, em momentos de programação conjunta e outros específicos para docentes e estudantes.

No ano em que forma sua primeira turma, e como decorrência da implantação pioneira na UFOP do Núcleo Docente Estruturante (NDE), o Ciclo segue na esteira da já iniciada discussão sobre a reformulação da grade curricular do curso. A proposta é pensada em termos de um diálogo aberto com pesquisadores de reconhecida atuação na área do Jornalismo, com relevante produção sobre ensino, pesquisa e perfil profissional, de forma a produzir conhecimento sobre temáticas emergentes e abordar contexto e desafios para o curso de Jornalismo.

As temáticas escolhidas pretendem acentuar o caráter de inovação, de valorização da construção crítica e coletiva do saber e de atenção ao que se mostra como potencialidade em termos de espaço de atuação, intervenção e investigação para o Campo Jornalístico.

Esperamos contar com ampla participação para um encontro rico em ideias, auxiliando na redefinição da matriz curricular do curso e como subsídio importante no processo de formação continuada que pretendemos fomentar.

Conheça os detalhes da proposta do evento no menu acima. Faça sua inscrição gratuitamente e venha participar das discussões.

Estamos também no Facebook. Curta a nossa página e acompanhe as atualizações.