Conferência de abertura do Intercom Sudeste discute futebol, sociologia e comunicação

Por Kleiton Borges

Ronaldo Helal - UERJ. Foto: Lincon Zarbietti
A noite inaugural do Intercom Sudeste,que traz o tema “Esportes na Idade Mídia”, apresentou a conferência “Futebol e Comunicação: a consolidação do campo no Brasil” mediada pela professora da Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop Juçara Brites e com participação do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ Ronaldo Helal.

Durante abertura a professora Juçara realizou uma breve introdução enquanto o professor Ronaldo apresentou um apanhado de autores que discutem o tema e são referência para os estudos realizados. Dividido em seis partes, a conferência abordou questões gerais que envolvem, nas palavras de Helal, “a história e evolução dos estudos relacionados a comunicação esportiva”.

No segundo momento o professor exibiu uma linha do tempo, organizada a partir das produções de autores como o sociólogo Gilberto Freyre e o jornalista Mário Filho, que contextualiza os diversos momentos da cobertura esportiva e os estudos acerca do tema. Na conclusão da mesa, Helal levantou algumas questões para reflexão: “Como a imprensa lidará com a copa mundo? Quais serão os seus frutos?”. Ao final os microfones foram abertos e os congressistas tiveram a oportunidade de realizar algumas perguntas aos professores.