Jornal Lampião leva segundo prêmio na Expocom Nacional

Ana Clara Fonseca

O jornal laboratório impresso do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Lampião leva, pela segunda vez, o primeiro lugar na premiação da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, a Expocom Nacional, que faz parte do Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom).  Vencedor na modalidade jornal laboratório – Impresso, o Lampião se destacou novamente na 13° edição do evento.

Quem recebeu o prêmio foi a aluna Janine Reis, que conta ter sido uma grande alegria e um grande alívio, pela responsabilidade que teve de representar o trabalho feito pelas turmas do  curso de Jornalismo que ingressaram em 2011.

O jornal Lampião concorreu com mais quatro jornais laboratórios: Meio Século de Silêncio – Universidade de Brasília, Jornal Doca – salvaguardando a cultura da Amazônia – Faculdade Estácio do Pará, Lona Especial Paulo Leminski – Universidade Positivo, Engenho Informa: um exemplo de intercambio entre a academia e a comunidade – Universidade Federal da Bahia.

Os professores responsáveis no processo de produção do jornal foram Adriana Bravin e Denise do Prado, em reportagem, Ana Carolina Lima Santos, em fotografia, e Priscila Borges, em planejamento visual. Segundo a aluna Janine Reis, o Lampião conseguiu se enquadrar em todos os critérios de avaliação da Expocom, fundamentados no experimentalismo, na qualidade, na ética jornalística e na relação do jornal com a sociedade em que está inserido.

“O processo de construção do Lampião foi fundamentalmente coletivo. Todo o apoio dos professores foi essencial para o resultado do trabalho e a organização e o envolvimento dos alunos foram os grandes diferenciais”, comenta Janine. Para ela, todos estavam engajados e determinados na busca por um Lampião que alcançasse as expectativas imaginadas no início da disciplina. “Além disso, foi um período muito prazeroso, com uma dinâmica divertida e responsável que exigia o compromisso dos alunos e professores, quase diário, durante todo o semestre”, completa.

O congresso aconteceu em Foz do Iguaçu, entre os dias 2 e 5 de setembro. A premiação ocorreu na noite de 5 de setembro, sexta-feira.