Em busca da autonomia na educação

Foto: Catarina Barbosa

Em Mariana, o ensino tradicional da escola brasileira dá lugar uma forma de aprendizado diferente daquela que estamos acostumados: o programa Cidadão do Futuro é uma parceria entre a empresa Samarco e o Instituto Paramitas e tem como objetivo transformar os estudantes através de oficinas dinâmicas que funcionam em horários contrários ao de estudo da criança, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Um dos ramos dessa iniciativa — que está presente nos distritos de Antônio Pereira (Ouro Preto), Bento Rodrigues (Mariana) e Brumal (Santa Bárbara) — é conhecida como Educomunicação: os alunos produzem programas de rádio, jornal mural e fotografias. Ela defende que o aluno é protagonista dentro da comunidade e ajuda a desenvolver a capacidade de expressão e senso crítico. Confira, no vídeo abaixo, os alunos do Distrito de Antônio Pereira realizando uma das atividades do projeto.