Chega de assédio

Assedio
Foto: Cleonice Silva

 

O assédio verbal, essa atitude detestável que é motivo de reclamação por grande parte das mulheres, é pauta da 19ª edição do LAMPIÃO. Receber uma “cantada” incomoda, a vítima sente-se invadida e o medo de sofrer represálias — ou até outros tipo de assédio — a impede de demonstrar o desagrado diante da situação.

A campanha nacional “Chega de Fiu Fiu”, idealizada pelo grupo Think Olga, conta com um banco de dados online onde mulheres que foram vítimas desse tipo de assédio incluem suas histórias de forma anônima e então é possível identificar as cantadas mais comuns e os locais mais propensos ao assédio. De acordo com a pesquisa, 81% das mulheres não gostam de receber cantadas e já deixaram de sair de casa ou mudaram seu trajeto por medo de serem abordadas, além de 90% delas já terem trocado de roupa pelo mesmo motivo. Mariana conta até agora com um relato de assédio verbal.

As cantadas são um tipo de violência contra a mulher, pois a coloca em uma posição hierarquicamente inferior, mas no Brasil, infelizmente, o assédio verbal não é considerado crime. O LAMPIÃO traz uma cartilha sobre os diferentes tipos de assédio praticados contra a mulher.

cartilha-assédio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *