Mariana terá casa de reabilitação

Isadora Bruzzi

O aumento de usuários de drogas já virou um índice alarmante na região de Mariana e Ouro Preto. O crack que é uma droga barata chegou para aumentar as estatísticas, e a preocupação dos moradores e autoridades é visível.

Na região, o dependente que procura ajuda consegue, através do apoio da família, um auxílio para tentar largar o vício. As Comunidades Terapêuticas de Ouro Preto, por exemplo, fornecem ajuda para quem deseja largar a dependência. A Casa São Francisco de Assis e Lírios do Campo são exemplos de locais que recebem usuários. Já em Mariana ainda não há uma Comunidade Terapêutica que receba essas pessoas.

Para aqueles que necessitam de ajuda, a Comunidade Terapêutica Emanuel (COTEREM), no Sítio Mata Cavalos em Mariana está sendo construída para atender usuários de álcool e drogas. O projeto começou em 2008 e tem previsão de inauguração para abril deste ano, segundo o diretor Luiz Paulo Lopes. A história de construir um local para dependentes surgiu na vontade que Luiz teve de retribuir ajuda. Ele trabalhou em uma Casa em Ipatinga e hoje pretende concluir o projeto da COTEREM.

A casa que está sendo construída no sítio próximo à cidade de Mariana vai atender 30 usuários. Contará com 5 quartos, 1 refeitório com cozinha, ala de chuveiro e sanitário, lavanderia, sala de TV, biblioteca, área para laborterapia e uma capela na área externa. Além disso, cursos profissionalizantes serão oferecidos aos pacientes para inseri-los no mercado de trabalho.

Até hoje, o que vem sustentando as contas da Comunidade são mensalidades de sócios, contribuições espontâneas, multas pecuniárias e auxílio não regular da prefeitura. O Bazar da Pechincha, realizado na casa de cultura por Maria Zacarias também contribui para o custeio das obras no sítio. Com inauguração prevista para abril, Luiz deseja finalizar as obras e realizar seu sonho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *