Produções

0 Flares 0 Flares ×

Disciplinas laboratoriais, projetos e produções discentes

Estudantes do Jornalismo UFOP atuam em várias frentes de trabalho durante o curso e sua produção é oriunda de várias iniciativas, para além das atividades curriculares. Das disciplinas, atividades de pesquisa e extensão e projetos diversos, surgem produtos de comunicação que se acumulam desde o início do curso de Jornalismo/UFOP. Abaixo, algumas das produções em andamento ou já concluídas feitas em atividades laboratoriais de produção experimental em comunicação, em projetos de pesquisa ou extensão, nas mais diversas plataformas e suportes.

Jornal Lampião – produzido na disciplina Laboratório Impresso I – Jornal (CSA264)
O jornal Lampião foi criado em 2011 pela turma pioneira do curso, que ingressou no segundo semestre de 2008. As e os estudantes, sob a orientação da professora Hila Rodrigues e dos professores Anderson Medeiros e Ricardo Augusto, discutiram e definiram o nome, o projeto gráfico-editorial e suas diretrizes, estabelecendo assim uma primeira condição de existência: o jornal trataria da cidade e região e abordaria assuntos de relevância para a população. Desde o surgimento, o Lampião foi muito bem recebido pela comunidade de Mariana e região e também obteve projeção na comunidade universitária e profissional de comunicação, conquistando diversos prêmios como o Expocom (Regional e Nacional), o Top Cultura (Ouro Preto e Região) e o prêmio Délio Rocha – Jornalismo de Interesse Público (categoria estudantil). Diversas professoras e professores fizeram parte da equipe de orientação do Lampião desde sua fundação: Adriana Bravin, Priscila Borges, André Carvalho, Denise Figueiredo, Cláudio Coração. A atual equipe de orientação é formada pelas professoras Karina Gomes Barbosa, Ana Carolina Lima Santos e Talita Aquino.
Confira e acompanhe pelo website e também pelo Facebook.

Revista Curinga – produzida na disciplina Laboratório Impresso II – Revista (CSA271)
A revista Curinga nasceu também em 2011, com a primeira turma do curso de Jornalismo, como uma publicação de variedades voltada para o público jovem, universitário, criada sob a orientação dos professores Ruleandson do Carmo, Priscila Borges e Anderson Medeiros. “Uma revista aberta ao debate e fechada ao preconceito”, dizia o primeiro editorial. O nome foi escolhido por votação nas redes sociais, explica o texto. E indica a proposta que norteou o projeto: as diversas faces de uma revista para informar, entreter e evidenciar valores ocultos em temas de interesse dos jovens. Criatividade e experimentação sempre marcaram a trajetória da revista, que recebeu vários prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do Intercom. Ao longo de suas 16 edições, já passaram também pela orientação da Curinga as professoras Ana Carolina Lima Santos e Lucília Borges e o professor Fabrício Marques. Hoje a revista está sob orientação dos professores Fred Tavares, André Carvalho e Talita Aquino.
Acesse as edições e acompanhe a revista pelo website e pelo Facebook.

Webrádio Plural
A Webrádio plural foi ao ar em outubro de 2014, desde então, as e os estudantes de Jornalismo se dedicam com empenho e vontade na produção de programas radiofônicos para diversos estilos e gostos. Falam sobre cultura, esportes, lazer, música, vida e saúde, dentre muitas outras temáticas, tendo como foco questões que tratam das cidades de Mariana e Ouro Preto. Projeto da professora Nair Prata, é orientada por ela e pela professora Débora Lopez, e conta com a participação entusiasmada de estudantes de todos os períodos do curso.
Confira e acompanhe pelo website e também pelo Facebook

Audiovisual UFOP – Central de Produção Audiovisual da UFOP
Este é o portal que abriga produções audiovisuais de estudantes do Jornalismo UFOP. Os trabalhos são realizados tendo em vista diversas vertentes das formas de produção audiovisual de interesse público e do público. Aqui estão hospedadas as produções em telejornalismo, informações que tratam primordialmente das cidades de Mariana e Ouro Preto. O website é um banco de dados com as reportagens realizadas desde a primeira turma que se formou em Jornalismo pela instituição em 2012. Estão disponíveis também diversas produções realizadas pelo corpo discente na disciplina de “Documentário”. Com frequência os trabalhos estudantis integram mostras de audiovisual, já tendo participado com êxito de festivais em Tiradentes, Ouro Preto, São Paulo, Recife e do Prêmio Expocom.
Confira e acompanhe pelo website e também pelo Facebook

Entre o Sucesso e a Lama: Experimentações de linguagens e processos na construção de (meta)narrativas sobre o Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana – Produção multimídia para a disciplina Webjornalismo (2015.2). Premiada no Expocom Sudeste / 2016.

Cítrico – Blog produzido pelos alunos na Disciplina Crítica de Mídia.

#tecer – Site jornalístico editado pelos alunos de Técnicas de Reportagem e Entrevista (confira e acompanhe também pelo Facebook).

#coberturas #UFOP – Site de matérias e conteúdos produzidos em coberturas de eventos desenvolvidas por estudantes do curso.

Prosaico: Histórias de Vida – Site com trabalhos produzidos para as disciplinas Redação em Jornalismo II e Jornalismo Biográfico.

Transporte Público: Insatisfação Coletiva – Produto experimental da disciplina Webjornalismo (ou pelo Facebook)

A Fé que Move Mariana – Produto experimental da disciplina Webjornalismo

Antes do fim – Produto experimental da disciplina de Webjornalismo

Entre em Mariana – Produto experimental da disciplina Webjornalismo

Ouro Preto – Produto experimental da disciplina Webjornalismo

Tribuna da Palhaçaria 2012 – Cobertura do 4° Encontro de Palhaços de Mariana

Tribuna da Palhaçaria 2011 – Cobertura do 3° Encontro de Palhaços de Mariana

Tribuna da Palhaçaria 2010 – Cobertura do 2° Encontro de Palhaços de Mariana

Jornalismo Científico – Blog da disciplina Jornalismo Científico

 

Veja também
Verbalize! – empresa júnior do curso de Jornalismo

 

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×