Núcleo Docente Estruturante (NDE)

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O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é uma instâncias fundamentais da graduação, com papel estratégico na definição de conceitos e práticas que devem nortear o curso e os processos de acompanhamento e avaliação. Em poucas palavras, trata-se de um grupo de professoras e professores que participam da construção da identidade do curso, compreendem bem as questões do campo de estudos, dos processos pedagógicos e da formação do profissional.

Criado pela Portaria MEC nº 147, de 02 de fevereiro de 2007, ganhou contornos mais definidos com a Resolução da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) Nº 01 de 17 de junho de 2010, baseada também no Parecer CONAES nº 04 de 17 de junho. Os dois documentos estabelecem o papel do NDE nos cursos e sua atuação como órgão consultivo do Colegiado e obrigatório a todas as graduações do país. Estes documentos também marcam a distinção entre o papel do Colegiado, de ênfase administrativa, e do NDE, de definição e acompanhamento do projeto pedagógico, de sua implementação, atualização e consolidação. Conforme aponta o Parecer CONAES:

“Entre as atribuições do NDE, destacam-se as de contribuir para a consolidação do perfil profissional pretendido do egresso do Curso; zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo; indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso, além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação.”

 Devem integram o NDE, segundo o CONAES, ao menos cinco professores pertencentes ao corpo docente do curso, sendo que ao menos 60% de seus membros com titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e/ou doutorado)  e ter todos os integrantes em regime de trabalho de tempo parcial ou integral, mas pelo menos 20% em tempo integral.

Na UFOP, o NDE foi regulamentado pela Resolução CEPE Nº 4.450 de 29 de abril de 2011, que repete em linhas gerais a Resolução do CONAES. No curso de Jornalismo, contudo, desde outubro de 2010 os e as docentes reuniam-se para tratar de questões relativas à constituição e funcionamento do núcleo. Hoje, o NDE é formado por 14 docentes do Jornalismo, mais o jornalista Rondon Marques Rosa. Todos as e os docentes trabalham em regime de tempo integral e dedicação exclusiva à universidade, sendo 13 doutores e um mestre.

Rondon, ao lado do professor José Benedito Donadon-Leal, é um dos fundadores da graduação em Jornalismo da UFOP, um dos autores do projeto pedagógico original e um dos primeiros professores a atuarem no curso.

Composição atual do Núcleo Docente Estruturante do Jornalismo UFOP

  • Prof. Hila Rodrigues (Presidência)
  • Profa. Adriana Bravin
  • Prof. Adriano Medeiros
  • Profa. Ana Carolina Lima Santos
  • Prof. André Quiroga Sandi
  • Prof. Carlos Jáuregui
  • Prof. Cláudio Coração
  • Prof. Evandro José Medeiros Laia
  • Profa. Flávio Valle
  • Profa. Lara Linhares Guimarães
  • Profa. Maria Lucília Borges
  • Profa. Natália Moura Pacheco Cortez

Saiba mais
RESOLUÇÃO CEPE Nº 4.450 (regulamenta o NDE no âmbito da UFOP)
Parecer CONAES Nº. 4, de 17 de junho de 2010
Resolução CONAES Nº 01, de 17 de junho de 2010
Diretrizes Curriculares Nacionais do Jornalismo

Veja também
Colegiado e comissões do curso
Projeto Pedagógico de Curso (PPC)
Matriz curricular
Estrutura do curso

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