Curso

0 Flares 0 Flares ×

Formação humana e qualidade, marcas do Jornalismo UFOP

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criado em 2008 dentro do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal. Ele funciona no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em Mariana-MG, e sua primeira turma ingressou em agosto daquele ano.

No primeiro semestre de 2024 entrou em vigor o terceiro Projeto Pedagógico do Curso, que foi atualizado para adequar os conteúdos e disciplinas com as demandas de mercado e das DCNs, buscando qualificar o discente em sua jornada durante o período formação na Universidade.

O segundo Projeto Pedagógico de Curso, que ficou em vigor até o segundo semestre de 2023, teve seu início no segundo semestre de 2015, e trazia adequações alinhadas com as Diretrizes Curriculares Nacionais do campo, publicadas em 2013. Entre outras modificações, as DCNs de 2013 instituíram o estágio obrigatório e ampliaram a carga horária mínima do curso de 2.700 para 3.000 horas. Elas reafirmam princípios da formação humanística, ética e cidadã, em termos inter e transdisciplinares, que desde sempre foram norteadores do Jornalismo UFOP.

Com 50 vagas por semestre, o curso de Jornalismo foi estruturado para articular os múltiplos aspectos do campo da Comunicação e do Jornalismo numa formação acadêmico-profissional voltada para amplas habilidades práticas e domínio teórico consistente, com ênfase na ética, cidadania e papel social das comunicadoras e comunicadores.

Para cumprir essa meta, a matriz curricular se articula de modo a mesclar a reflexão teórica e metodológica e as práticas profissionais voltadas para as diversas linguagens e modalidades das mídias contemporâneas, numa visão que busca intensificar a natureza inter e transdisciplinar do conhecimento e da profissão, como também estimular e desenvolver o interesse pela prática da pesquisa científica no campo da comunicação.

Ao longo do curso, as alunas e alunos desenvolvem atividades laboratoriais nas diversas áreas da produção jornalística, de forma integrada, discutindo e solucionando questões que cercam o jornalismo contemporâneo. Do impresso ao digital, com ênfase nas suas diversas linguagens e expressões relevantes, estudantes trabalham a importância política, cultural, social e histórica da profissão, sua relação fundamental com a liberdade de informação e a democracia e seus desafios atuais no ambiente de excesso informativo, da velocidade e ampla conexão.

O curso contempla o princípio da flexibilização da formação discente, possibilitando que as/os graduandos/as façam disciplinas eletivas específicas e diversificadas que trazem discussões conexas da comunicação, do Jornalismo. Permite ainda que esta formação seja complementada com conhecimentos de outras áreas do saber, tirando proveito do que significa cursar uma Universidade. Além disso, têm a oportunidade de participar de projetos de extensão e pesquisa e outros programas da Universidade que ampliam sua formação como profissionais e cidadãos. Podem ainda aproveitar convênios nacionais e internacionais e ampliar sua formação passando um período em outras instituições universitárias do Brasil e do mundo (mobilidade nacional e internacional).

Recente, o Jornalismo da UFOP cumpre uma trajetória densa de consolidação rumo a se tornar referência para a formação profissional no Brasil, com boas avaliações em processos externos (CC 4, conceito ENADE 5), e acumula prêmios importantes para a área acadêmica. Em 2015, deu início ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, com a primeira turma de mestrado acadêmico, mais um passo importante nesta trajetória.

O novo PPC, com uma nova matriz curricular, passa a valer para estudantes que ingressarem a partir do segundo semestre de 2015. Quem entrou até o primeiro semestre de 2015, segue seu curso em acordo com a matriz anterior até a conclusão.

Veja mais informações nos links abaixo.

O Jornalismo UFOP

  • Vagas: 50 vagas/vespertino (1º semestre) e 50 vagas/noturno (2º semestre)
  • Duração prevista: 4 anos (8 semestres)
  • Grau: Bacharel em Jornalismo
  • Carga horária mínima:
    • PPC a partir de 2024.1 – 3.000 horas
    • PPC até 2023.2 – 3.000 horas
    • PPC até 2015.1 – 2.700 horas
       
  • Reconhecimento: Portaria nº 60, de 10/02/2014 (páginas 7 e 8 di DOU de 11/02/2014).

Saiba mais

UFOP
Universidade foi criada em 1969 e uma de suas unidades de origem data de 1839…

ICSA
Campus Mariana é formado pelo ICSA e ICHS, num ambiente de integração e intercâmbio ricos…

Pós-Graduação
Conheça as propostas do Mestrado em Comunicação e suas linhas de pesquisa

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×