Jornal-laboratório lança edição 23

0 Flares 0 Flares ×

O jornal LAMPIÃO traz na edição 23 acontecimentos recentes das cidades de Mariana e Ouro Preto. Na reportagem especial, fala sobre as pessoas que ficaram psicologicamente abaladas depois do rompimento da barragem de Fundão, com foco na cidade de Barra Longa. Sobre os distritos, traz o problema da obra de uma ponte não concluída em Lavras Novas e a reinvindicação por melhorias na infraestrutura de Miguel Burnier. Em Antônio Pereira, também distrito de Ouro Preto, conta a histórias de mães e filhos que são abandonados pelos pais, trabalhadores temporários de mineradoras.

A segurança pública é abordada na reportagem sobre adoção do porte de arma de fogo pela Guarda Municipal de Mariana. Na editoria de Cultura estão presentes a iniciativa de um espaço cultural em Ouro Preto fora do centro, o festival de rock movido a um gerador e o processo de restauração de construções pertencentes ao patrimônio cultural das duas cidades. O ensaio fotográfico capta músicos e suas cordas que fazem ecoar pelas ruas respiros sonoros no corre-corre diário.

Como tem sido a tônica do jornal-laboratório, a mais recente edição do LAMPIÃO toca e se deixa tocar por temas referentes à resistência de modos de vida presentes na Região dos Inconfidentes e ressalta o compromisso do jornal com um trabalho socialmente compromissado.

Navegue pela edição:

Sobre o jornal

O LAMPIÃO é um jornal laboratorial produzido por estudantes do 5º período do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que cursam a disciplina obrigatória Laboratório de Impresso I – Jornal.

Conhecimentos das disciplinas de Redação Jornalística, Planejamento VIsual e Fotografia, entre outras, são agenciados para a realização do produto, com supervisão de professores das áreas em questão.

Criado em 2011 e atualmente na edição de número 23, tem trabalho reconhecido por prêmios recebidos em eventos universitários como a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) tanto regional como nacional. Nesse contexto o LAMPIÃO constitui-se como importante espaço de experimentação dos graduandos em Jornalismo com o compromisso de tornar pública a discussão de acontecimentos tocantes às cidades que se inscrevem no seu campo de atuação, Mariana e Ouro Preto.

Acesse aqui todas as edições do jornal.

Reportagem: Matheus Santiago

Recomendados