Egressos de Jornalismo têm filmes selecionados para o projeto Cinemas em Rede

0 Flares 0 Flares ×
LGBT de Periferia, de Aleone Higidio. Foto: Joyce Fonseca

Trabalhos de Conclusão de Curso de dois egressos do curso de Jornalismo da Ufop foram selecionados para o Cinemas em Rede, projeto de cooperação entre o Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Os curta-metragens documentais LGBT de periferia: resistência, luta e empoderamento, de Aleone Higidio, e Seu Carlito, narrativas sobre um comerciante da roça, de Eduardo Moreira, foram selecionados para exibição em 12 salas de cinema pelo país.

Seu Carlito, de Eduardo Moreira. Foto: Divulgação

Seu Carlito foi exibido em 10 de agosto, e conta a história de um comerciante e fazendeiro de Manja Léguas, subdistrito de Piranga, município próximo a Mariana. Eduardo, neto de Carlito, resgata a história do avô – a quem não conheceu – e retrata a participação do homem na vida social da localidade, para onde levava novidades da cidade. O projeto experimental foi orientado pelo professor Adriano Medeiros da Rocha.

LGBT de periferia acompanha as vidas de quatro adolescentes homossexuais moradores do Santo Antônio, a Prainha, um dos bairros mais pobres de Mariana. Discute conflitos, cotidiano e expectativas de sujeitos, muitas vezes, invisibilizados. O projeto experimental foi orientado pela professora Karina Gomes Barbosa.

LGBT de periferia será exibido no dia 16/11. Uma das salas é o Cine Vila Rica, em Ouro Preto. A entrada é gratuita.

Veja o trailer de Seu Carlito:

Assista ao teaser de LGBT de periferia:

Confira as 12 salas integrantes do Cinemas em Rede:

1- SALA REDENÇÃO – CINEMA UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
2- CINEMA DA UFBA – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
3 – CINEMA DA FUNDAÇÃO – Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), em Recife (PE)
4 – CINEMATECA BRASILEIRA – Cinemateca Brasileira (Ministério da Cultura – MinC), em São Paulo (SP)
5 – CINUSP da Universidade de São Paulo (USP)
6 – CINE TEATRO VILA RICA da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
7 – CINE ARUANDA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
8 – CINE UFG da Universidade Federal de Goiás (UFG)
9 – CINE ARTE UFF da Universidade Federal Fluminense (UFF)