Curso de Jornalismo da Ufop lança seis documentários no Sesi

0 Flares 0 Flares ×
Filme Toda Garota. Divulgação

Cena do documentário “Toda Garota”, produzido por alunos do curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto realiza na próxima quarta-feira, 5/4, o 1º CINE DOC. O evento representa o lançamento oficial de seis produções audiovisuais: A vida aqui é assim; Bendito Fruto; Frutos da Figueira; Toda Garota (foto); Paracatu de baixo: retratos de resistência; Eu, tu, eles. Todas as produções foram desenvolvidas durante este semestre letivo pelos alunos da disciplina de Documentário, ministrada pelo professor Adriano Medeiros da Rocha. Os filmes de curta-metragem retratam temas como a ligação do homem com a terra; a forma de vida e as relações interpessoais desenvolvidas nos distritos da região; a resistência de moradores das áreas atingidas pela lama; o aprendizado da vivência com portadores de necessidades especiais; a homossexualidade.

Para o professor Adriano Medeiros, que também é cineasta, além do importante fundamento teórico conceitual, os meses de dedicação à pesquisa, à identificação dos personagens, bem como ao desenvolvimento dos projetos de proposta estética e de produção foram elementos essenciais para o sucesso das produções. “É um grande orgulho ter orientado esse processo construtor. Mais uma vez nossos alunos buscam importantes temas sociais para discussão em profundidade. O audiovisual, especialmente o documentário, propicia esta oportunidade de criação, reflexão e aprofundamento. Através desses filmes, nossos alunos conseguem condições não apenas de experimentar conceitos, linguagens e técnicas, mas também de oportunizar voz, vez e lugar para atores sociais pouco visíveis em nossa sociedade”, afirma.

O 1º CINE DOC é um projeto realizado em parceria com o SESI MINAS de Mariana. A exibição e debate dos filmes vão acontecer a partir das 19h desta quarta-feira, dia 5 de abril, no auditório do Centro Cultural Sesi-Mariana, na rua Frei Durão. A entrada é gratuita.

Recomendados